Crime e Castigo: Fiódor Dostoiévski

Recomendação:


 Essa obra trás uma visão de crime e castigo muito parecida com a visão doutrinária sobre esse tema. Onde o próprio protagonista passa a sofrer um inferno interior por conta da própria culpa que o consome. Vale a pena a leitura. 

Comentários

  1. "“Quem é, com efeito, o culpado? É aquele que, por um desvio, por um falso movimento da alma, se afasta do objetivo da criação, que consiste no culto harmonioso do belo, do bem, idealizados pelo arquétipo humano, pelo Homem Deus, por Jesus Cristo." FONTE: O Livro dos Espíritos > Parte quarta — Das esperanças e consolações > Capítulo II — Das penas e gozos futuros

    ResponderExcluir
  2. “Que é o castigo? A consequência natural, derivada desse falso movimento; uma certa soma de dores necessária a desgostá-lo da sua deformidade, pela experimentação do sofrimento. O castigo é o aguilhão que estimula a alma, pela amargura, a se dobrar sobre si mesma e a buscar o porto de salvação. O castigo só tem por fim a reabilitação, a redenção. Querê-lo eterno, por uma falta não eterna, é negar-lhe toda a razão de ser.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas