Pesquisar este blog
Blog espírita em Kardec
Doutrina Espírita. Meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCb4RCch7vrsbPyO5x_0A3rw/videos
Postagens
Destaques
Últimas postagens
Mateus 5:9 9Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
80. A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos? “É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.”
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
79. Pois que há dois elementos gerais no universo: o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material? “Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.”
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
78. Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade? “Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação sua e se acham submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo pelo qual nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus? “Meu Deus! São obra de Deus, exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica. A máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Sabes que, quando faz alguma coisa bela, útil, o homem lhe chama sua filha, criação sua. Pois bem, o mesmo se dá com relação a Deus: somos seus filhos, pois que somos obra sua.”
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
112. Criou Deus as almas iguais moral e intelectualmente, ou fê-las mais perfeitas e inteligentes umas que as outras? Se Deus as houvesse feito umas mais perfeitas que as outras, não conciliaria essa preferência com a justiça. Sendo todas as criaturas obra sua, por que dispensaria ele do trabalho umas, quando o impõe a outras para alcançarem a felicidade eterna? A desigualdade das almas em sua origem seria a negação da Justiça de Deus.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
110. Se a alma já existia antes da sua união com o corpo, tinha ela sua individualidade e consciência de si? Sem individualidade e sem consciência de si mesma, seria como se não existisse.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que é o Espiritismo? > Capítulo III — Solução de alguns problemas pela doutrina espírita > Da alma
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O que é o Espiritismo? > Capítulo III — Solução de alguns problemas pela doutrina espírita > Da alma
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos