O que é moral, ética e psicologia?
A palavra moral no tempo de Kardec tinha uma conotação mais abrangente que hoje. A palavra moral se referia é tudo que é espiritual eu contraposição ao que é material. Nesse sentido que Augusto Comte falava em ciências morais. E é nesse sentido também que Kardec diz que todo sofrimento do espírito desencarnado é moral e não material. Vide:
"255. Quando um Espírito diz que sofre, de que natureza é seu sofrimento?
“Angústias morais, que o torturam mais dolorosamente do que os sofrimentos físicos.”
Por vezes Kardec usava também a palavra moral num sentido mais restrito, relativo à conduta moral, quando por exemplo ele fala do progresso moral e intelectual, separadamente. Vejamos:
780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
“Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”
Diferença entre ética e moral:
Definição de psicologia:
Psicologia no sentido etimológico é bem diferente do sentido atual. Psicologia no sentido etimológico é estudo da alma. Hoje a psicologia se tornou materialista, entendendo a mente como fruto do cérebro. A única psicologia de fato que há (no sentido etimológico) é a ciência espírita. Vejamos:
"PSICOLOGIA – Dissertação sobre a alma. Ciência que trata da natureza da alma. Este vocábulo seria para o médium falante aquilo que a psicografia é para o médium escrevente, isto é, a transmissão do pensamento dos Espíritos pela voz de um médium. Como, porém, já possui uma acepção consagrada e bem definida, convém não lhe dar outra. (Vide Psicofonia)."
FONTE: Instruções práticas sobre as manifestações espíritas > Vocabulário espírita > Psicologia
Vídeo do Cosme sobre esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=Xkody1JaPYw&fbclid=IwAR3SJtmGZOm-D-gpLOCECz-6XV24NfWSSxwfxjKx5hmWKM8rimKNsCZUOIA
Comentários
Postar um comentário