Estoicismo e Espiritismo:
Estoicismo e Espiritismo:
O estoicismo é uma Filosofia fundada por Zenão de Cítio. Teve como nomes pensadores como Sêneca, Epiteto (um escravo aleijado) e o imperador Marco Aurélio.
Pragava a virtude como caminho para a felicidade. A temperança com relação aos prazeres materiais. Nesse sentido se relaciona bastante com o espiritismo.
Principalmente pela maneira como encaravam o sofrimento: "não é o que acontece com você, mas é como você reage que importa." Mudar o que se pode mudar e se resignar com o que não se pode mudar. É um pensamento bem semelhante ao que se vê no capítulo 5, de O Evangelho Segundo O Espiritismo, Bem aventados os aflitos, onde se fala do bem e mal sofrer. Vide:
"Quando o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta. Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem." O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo V — Bem-aventurados os aflitos > Instruções dos Espíritos. > Bem e mal sofrer. > 18
A coragem pregada pelo espiritismo perante os sofrimentos se assemelha muito a coragem estoica.
Eric TP
Comentários
Postar um comentário