Reencarnação, epigenética e neolamarckismo:
Temas da biologia não são próprios do Espiritismo. Mas há claros pontos de contato entre as diversas ciências da matéria e a ciência espírita, como vemos na própria obra de Kardec.
Na obra de Kardec se diz:
"15. Da semelhança, que há, de formas exteriores entre o corpo do homem e o do macaco, concluíram alguns fisiologistas que o primeiro é apenas uma transformação do segundo. Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros Espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriada às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de qualquer outro animal...16. Admitida essa hipótese, pode dizer-se que, sob a influência e por efeito da atividade intelectual do seu novo habitante, o envoltório se modificou, embelezou-se nas particularidades, conservando a forma geral do conjunto (n. o 11). Melhorados, os corpos, pela procriação, se reproduziram nas mesmas condições, como sucede com as árvores de enxerto. Deram origem a uma espécie nova, que pouco a pouco se afastou do tipo primitivo, à proporção que o Espírito progrediu." FONTE: A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo > A Gênese > Capítulo XI — Gênese espiritual > Hipótese sobre a origem do corpo humano.
Vemos que Kardec coloca a ideia de que os primeiros Espíritos humanos pegaram corpos de "macacos" e pela evolução espiritual, acabou-se gerando como consequência o progresso do corpo. Nesse caso o períspirito só serviu de intermediário. Foi a atividade do Espírito, na sua evolução intelectual e moral, que foi modificando o corpo.
Mas o que tem isso a ver com lamarckismo e epigenética? Lamarck e outros colocavam a ideia de que certas características poderiam ser desenvolvidas durante a vida e passadas adiante nos filhos. Desse modo o Espírito iria reencarnando e melhorando os corpos. Alguns autores tratam que a epigenética poderia ter trazido de volta algumas ideias lamarckistas, como a herança de caracteres adquiridos durante a vida. Podemos especular que esse ponto da biologia se relacione com o espiritismo, ainda mais tendo em vista que provavelmente novas descobertas serão feitas sobre o assunto em questão.
Comentários
Postar um comentário