Espiritismo e a importância da família:
O Espiritismo atribuí importância vital para a família, célula mater da sociedade. Vejamos o que Kardec fala do casamento em O Livro dos Espíritos:
695. Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?
“É um progresso na marcha da Humanidade. ”
696. Que efeito teria sobre a sociedade humana a abolição do casamento?
“Seria uma regressão à vida dos animais.”
Alguns detratores do Espiritismo utilizam o fato da doutrina não se colocar contra o divórcio para querer implicar com isso que a doutrina não liga importância ao casamento. Contudo, o divórcio embora não seja visto como contrário a lei de Deus pelo espiritismo, não é incentivado nem muito menos visto como o ideal. Kardec nos diz em O Evangelho Segundo O Espiritismo, que o divórcio só ocorre quando a lei de Deus não é levada em consideração:
“O divórcio é lei humana que tem por objeto separar legalmente o que já, de fato, está separado. Não é contrário à lei de Deus, pois que apenas reforma o que os homens hão feito e só é aplicável nos casos em que não se levou em conta a lei divina.”
FONTE: O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXII - Não separareis o que Deus juntou > O divórcio
Podemos ver a importância dada a família e o matrimônio já no Evangelho:
"Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne".
Marcos 10:6-8
O problema é que na sociedade atual, as relações sociais estão cada vez mais fluidas e fugitivas, como constatou o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman. Não há mais base real para os relacionamentos das diferentes ordens, que acabam se tornando descartáveis.
Eric TP.
"E, se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno." Mateus 5:30.
ResponderExcluir