Movimento espírita Filipino:


Já que uma das intenções do grupo é falar de história do espiritismo, queria compartilhar uma curiosidade que encontrei. As vezes ficamos tão focados nos problemas do MEB que esquecemos dos espíritas no resto do mundo. (Segundo o wiki em inglês no Philippine Statistics Authority os espíritas são 137,885 na Filipina
https://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_the_Philippines). Pelo que vi o movimento Filipina não tem muita ligação com o movimento espírita brasileiro, mas procura ter como base a obra de Kardec. No site da federação deles tem a história do movimento espírita da Filipina, que queria compartilhar com vocês. Vejam:


Tradução feita automaticamente pelo navegador:
"História do Espiritismo Filipino


Desde o século XVI, quando Magalhães desembarcou pela primeira vez em Cebu, os filipinos mantiveram uma relação de desdobramento com o Espírito Santo. Eles foram capazes de descobrir algo único nos ensinamentos de Jesus sobre o Espírito Santo. A promessa de Jesus de enviar o Espírito da Verdade para servir como Guia ou Auxiliar foi programada para chegar quando o mundo estivesse pronto para recebê-lo. Isso se tornou um dos temas centrais do cristianismo popular filipino durante cem anos antes da codificação da Doutrina


Espírita. O Espiritismo, em seu sentido atual, é verdadeiramente Divino, já que é o cumprimento da promessa de Deus como no derramamento do Espírito Santo aos crentes. escrito em Joel 2: 28-31 (New King James Version), que afirma;“E derramarei o meu Espírito a toda a carne; e eles verão visões e todos profetizarão ... eles sonharão e seus filhos e filhas profetizarão e mostrarei prodígios nos céus e na terra. “O Espírito Santo vem sobre você.” Atos 1:18 (Nova Versão do Rei Jaime).


O Espiritismo é o ensinamento Divino do Espírito Santo para ajudar, guiar e guiar a humanidade, como está escrito em João 14:26 (NKJV), que afirma; “Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, Ele te ensinará todas as coisas e trará todas as coisas à tua memória, tudo quanto eu te disse”. Também em Romanos 8:14 (NKJV) “porque todos os que são guiados pelo Santo Espírito de Deus são filhos de Deus”.


Durante as últimas nove décadas, o Espiritismo nas Filipinas foi guiado pelo poder do Espírito Santo, fornecendo o mais alto aprendizado, entendimento, visão e sabedoria, os segredos da alma / espírito, vida além da sepultura, o incrível Universo e o Reino dos Céus. , que em breve formará como parte integrante da aprendizagem para toda a humanidade.


O Espiritismo também oferece a cura do corpo físico, a iluminação da mente humana e a manutenção da pureza do coração. Ele prega que o homem deve subordinar seus desejos materiais ao seu eu espiritual. Ensina que a morte física não é o fim da vida e da consciência, mas apenas uma mudança de uma residência terrena para um estado espiritual, assim, os ensinamentos visam a salvação e progresso da alma / espírito, incluindo o corpo material.


As ilhas filipinas foram uma colônia da Espanha por quase 400 anos. Durante o período colonial, o catolicismo governou a vida cultural, intelectual e espiritual dos filipinos. No final do período colonial, os espíritas foram apanhados entre forças muito poderosas. A Igreja Católica atacou abertamente o Espiritismo e, em 1856, o Papa Pio IX proibiu e declarou a mediunidade como “herética e escandalosa à honestidade dos costumes”.


Em 1858O Livro dos Espíritos foi produzido e publicado por um francês chamado “Allan Kardec” (pseudônimo de Denizard Hippolyte-Leon-Rivail). Muitos filipinos ganharam acesso à vida intelectual na Europa através da educação no exterior. Esses recém-educados filipinos, assim como os europeus convertidos à recém-revelada “Doutrina Espírita”, difundiram os ensinamentos dos Espíritos para as colônias.


Os filipinos viram, nos ensinamentos de Kardec, uma articulação eloqüente de suas próprias crenças indígenas (originais) profundamente arraigadas sobre o reino espiritual da existência. Durante séculos, os filipinos sofreram a indignidade de terem suas crenças e práticas espirituais nativas declaradas como superstições originárias da ignorância e / ou consideradas como boatos. Em Kardec, eles encontraram uma justificativa (justificativa) para os esforços sobre-humanos pelos quais passaram para preservar sua cultura.


Em 1861O Bispo de Barcelona ordenou que trezentos livros espíritas fossem confiscados e queimados publicamente. Nas Filipinas, os governantes católicos espanhóis insistiram que o Espiritismo era herético e fizeram grandes esforços para destruí-lo. Entre os filipinos, no entanto, foi visto como uma profunda revelação derivada da percepção espiritual exclusiva de sua cultura, que era uma confiança sagrada.


Até o final da 19 ª século , os filipinos começaram a se organizar e se rebelam contra o espanhol. Entre o grito da revolução de 1896 estava a liberdade religiosa. Muitos dos líderes da revolta eram espíritas que consideravam o Espiritismo um componente importante da identidade emergente de uma nova espécie de filipinos ... livres da opressão colonial e livres para adorar naquilo em que acreditam.
Cenário
Fig. 1 A Conexão Katipunan Primeira fileira sentada - da esquerda sem nome, Pedro Paterno, Gen. Gregorio Del Pilar, Gov. Gen. Primo De Rivera, Gen. Emilio Aguinaldo, sem nome, Gen. Mariano Llanera (em pé-direito). Em pé da esquerda - Celestino Aragon, sem nome, Agustin Dela Rosa, Gen. Vito Belarmino, Gen. Antonio Montenegro, sem nome, Antonio Pezi, Dr. Maximino Paterno, Gen. Vicente Lukban, não identificado. Atrás de Agustin Dela Rosa - Gen. Benito Natividad, Gen. Silvestre Legaspi, Gen. Lino Viola, Gen. Tomas Mascardo e Gen. Manuel Tinio, outros também não são nomeados.
Em 12 de junho de 1898 , a marinha americana liderada pelo comodoro George Dewey chegou às Filipinas. Eles completaram a derrota da Armada Espanhola na Baía de Manila. A promessa americana de independência e autonomia para os filipinos não se concretizou. Em vez disso, eles consideraram as Filipinas como um anexo dos Estados Unidos. Sob esta situação, os revolucionários filipinos (Fig. 1) dividiram-se em três grupos. O primeiro grupo continuou a luta militar contra os americanos; o segundo formou a Igreja Independente das Filipinas e se separou do controle do Vaticano. O terceiro grupo criou uma organização profundamente enraizada na admoestação de Jesus.
Cenário
Agustin Dela Rosa
F irst Movimento Espírita nas Filipinas no início de 1900 , Don Agustin dela Rosa e seus companheiros crentes na nova fé estabeleceu o primeiro Centro Espírita na cidade de Manila através da orientação do Espírito Santo. Entre os fundadores estavam Inocêncio Echarri, Cândido Dula, Marta López de Dula, Pio Cândido, Telesforo Cândido, Manuel Cândido e José Gonzales.





Neste centro, eles realizavam serviços espirituais regulares e adoravam a Deus em Espírito e em Verdade, o que era chamado de “consultas familiarizadas”. Serviços de cura seguidos depois. Guiados pelo Espírito Santo, eles propagaram o Espiritismo para outros lugares. Como resultado, os crentes se multiplicaram em número dando lugar à fundação de mais centros espíritas. Da cidade de Manila, o Espiritismo se espalhou para as províncias de Bulacan, Pampanga, Rizal, Cavite, Laguna, Batangas e Southern Quezon.
Cenário
Juan Alvear
Em 1901 , Don Juan Alvear (Figura 3), através da orientação do Espírito Santo, fundou o primeiro Centro Espírita em sua cidade natal de São Fabiano, Pangasinan, e foi nomeado como “La Perseverancia”. Don Juan Alvear, juntamente com Florentino Soriano, Alejo Baltazar propagou-se para o leste para outras cidades em Pangasinan, Ilocos e também nas províncias de Tarlac, Nueva Ecija, Norte de Quezon, Nueva Vizcaya. Mais tarde, espalhou-se para o vale de Cagayan, Benguet, província de montanha e depois para as ilhas de Visayas e Mindanao. O Nascimento da União Espírita Cristã de Filipinas, Inc. Em 19 de fevereiro de 1905





, o grupo de espíritas em Pangasinan decidiu juntar-se a seus irmãos na cidade de Manila. Dom Juan Alvear enviou delegados liderados por Florentino Soriano e Alejo Baltazar para uma conferência em Manila. Don Agustin dela Rosa e seu grupo adiaram em data posterior, registrando sua recém fundada Fé. Eles estudaram, avaliaram e procuraram provas para verificar a autenticidade do Protetor do Espírito Santo.


Depois de um período de mais de três anos , convencido da veracidade dos ensinamentos do Protetor do Espírito Santo, Don Agustín dela Rosa Rosa e seu grupo de acordo com o grupo de Don Juan Alvear, concordaram em fundir-se e permanecer como um só grupo. . Em 19 de fevereiro de 1909


, eles assinaram o Estatuto Social conhecido como “Escritura Social”, que foi devidamente ratificado perante o notário público Don Luciano dela Rosa para fins de registro no Bureau of Commerce, em conformidade com as leis filipinas.


Eles decidiram nomear a Organização religiosa como “UNIÃO ESPIRITISTA CRISTIANA DE FILIPINAS”, tendo adotado os seguintes lemas: “Hacia Dios Por La Ciencia E El Amor”, Guerra à Ignorância e O Fanatismo, Sin Caridad Não Hay Salvacion Posible e Todos Para Uno Y Uno Para Todos.


Em 1909 havia 15 centros afiliados da União quando a primeira Assembléia Geral da União foi realizada em Manila. Don Agustin Dela Rosa foi eleito o primeiro presidente. Durante a reunião decidiram incorporar a União e foi finalmente registrada como “UNIÃO ESPIRITISTA CRISTIANA DE FILIPINAS, INC.” .


Em 29 de fevereiro de 1909 , o registro da União foi finalmente aprovado, assim, o nascimento da União ocorreu na cidade de Manila e o espiritismo nas Filipinas foi legalmente registrado por um período de cinquenta (50) anos, inicialmente renovado. em 19 de março de 1959, depois em fevereiro de 2009, sob o registro no SEC 15147, e reincorporado por mais cinquenta (50) anos, que expirarão em fevereiro de 2059.


Foi inaugurado em 2005, durante o Centenário da União (centenário), com a presença do Sr. Bill Parkins e Sue Willison, que eram Executivos da Federação Espírita Internacional (ISF), Reino Unido.


A partir de então, o estabelecimento de Centros Regionais aumentou continuamente, juntamente com a reabilitação de outros Centros Locais, como resultado de seminários e oficinas de treinamento em Gestão Avançada e Liderança".


TEXTO ORIGINAL DA ASSOCIAÇÃO:
https://unionespiritista.weebly.com/establishment-of-uecfi.html

Comentários

Postagens mais visitadas