CAMINHO DO BEM DESDE O PRINCÍPIO:
De acordo com a doutrina há espíritos que desde o principio seguiram o caminho do bem, não passando pelo mal caminho. Esses espíritos, assim como todos os outros, tem que reencarnar para progredir até a perfeição. A diferença é que alcançarão mais rápido a perfeição e em condições menos penosas que os transviados. Não passam pela terceira ordem da escala espírita, passando direto para a segunda ordem, e portanto não passam por expiações, pois só espíritos da terceira ordem expiam.
Mas essa escolha não é feita nas primeiras existências, quando o espírito ainda não tem consciência do bem do mal. Kardec diz na Revista Espírita que só "após numerosas evoluções na vida corpórea. Não é, pois, nem após a primeira, nem após a segunda encarnação que a alma tem consciência bastante nítida de si mesma para ser responsável por seus atos. Pode ser que só aconteça após a centésima ou talvez após a milésima". - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1864 > Janeiro > Perguntas e problemas.
Vejamos o que se diz no Livro dos Espíritos:
120. Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem?
— Não pela fieira do mal, mas pela da ignorância.
Ou seja, nem todos passam pela fieira do mal. Mas todos passam pela fieira da ignorância, pois todos somos criados simples e ignorantes.
124. Havendo Espíritos que, desde o princípio, seguem o caminho do bem absoluto, e outros, o do mal absoluto, haverá gradações, sem dúvida, entre esses dois extremos?
— Sim, por certo, e constituem a grande maioria.
"Os Espíritos que seguem desde o princípio o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos; se não têm más tendências, não estão menos obrigados a adquirir a experiência e os conhecimentos necessários à perfeição. Podemos compará-los a crianças que, qualquer que seja a bondade dos seus instintos naturais têm necessidade de desenvolver-se, de esclarecer-se e não chegam sem transição da infância à maturidade. Assim como temos homens que são bons e outros que são maus desde a infância, há Espíritos que são bons ou maus desde o princípio com a diferença capital de que a criança traz os seus instintos formados, enquanto o Espírito na sua formação, não possui mais maldade que bondade. Ele tem todas as tendências, e toma uma direção ou outra em virtude do seu livre-arbítrio". - O Livro dos Espíritos - Comentário de Kardec na pergunta 127.
Kardec dá um exemplo na RE de um espírito que desde o principio seguiu o caminho do bem, vejamos:
“Sua primeira encarnação na Terra, é possível, mas como Espírito, não. Em suas primeiras encarnações, os Espíritos são quase inconscientes e esse, posto que pouco adiantado, está longe de sua origem. Ele é um desses Espíritos bons, que seguiram o caminho do bem. Seu progresso será rápido, pois apenas terá que se despojar de sua ignorância e não terá que lutar contra as tendências más, como aqueles que tomaram o caminho do mal.” - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1862 > Outubro > Arsène Gautier - Uma lembrança de um Espírito.
Comentários
Postar um comentário