GRUPO CONFÚCIO:


Denunciando os equívocos do movimento espírita pós Kardec. Como começou a luta entre científicos e místicos? Texto sobre o grupo Ismael.

                                                          GRUPO CONFÚCIO:

1 - No Rio de janeiro, antiga capital do Império, em 2 de agosto de 1873, foi fundada a Sociedade de Estudos Espiríticos - GRUPO CONFÚCIO.

2 - No dia da fundação do grupo foi recebida, através da médium Sra. Pimet, duas mensagens, uma do Espírito Confúcio (Confúcio era um pseudônimo) e outra do suposto Espírito Allan Kardec. Na revista espírita do ano de 1874, sob a direção de Leymarie, página 284, no texto institulado "Le Spiritisme au Brésil A MESSIEURS LES MEMBRES DE LA SOCIÉTÉ POUR LA CONTINUATION DES OEUVRES SPIRITES D ALLAN KARDEC" comenta-se sobre essas comunicações e sobre a fundação do grupo Confúcio. Fala-se também da influencia da Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec no Brasil e notadamente no Rio de Janeiro, capital do império. Nesse texto apresenta-se um quadro da diretoria do grupo assim definida:

Presidente: Dr. Francisco de Siqueira Dias Sobrinho
Vice-presidente: Dr. Antônio da Silva Neto
Secretário geral: Dr. Joaquim Carlos Travassos
2º secretário: Sr. Eugênio Boulte
3º secretário: Sr. Marcondes Pestana
Tesoureiro: Casimir Lieutaud
Conselho Fiscal: Dr. Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, Mme. Perret Collard e Mme. Rosa Molteno.

Para acessar a REVUE do ano 1874 clique aqui:
https://sites.google.com/spiritisme.net/encyclopedie-spirite

Mensagem do Espírito Confúcio:

"Nossa missão, assim como a vossa, é de secundar toda boa vontade. Disse o Cristo: "Quando vos reunirdes em meu nome, estarei no meio de vós." Se bem nos falecem as qualidades do Mestre, cumpre-nos o dever de assistir-vos, encorajar-vos e dizer-vos: Homens de boa vontade, que a fé, a caridade e a união animem vossos corações a fim de que bons Espíritos sejam convosco. Movidos desses verdadeiros sentimentos que esperamos morem em todos vós, vereis aumentadas as vossas forças, decuplicados os vossos meios de fazer o bem, e se tiverdes humildade, que vos permitirá reconhecer que tudo são dádivas do Pai celestial e não o efeito do merecimento que possais ter, bênçãos descerão sobre vós, e sentireis a ventura de vos terdes empenhado na obra da regeneração, de terdes colaborado com a lei do progresso.
Coragem, fé, perseverança, e seremos sempre convosco.
Confúcio, guia protetor."

Sra. Rosa, que era médium vidente, notou a presença de Allan Kardec. Os assistentes manifestaram o desejo de obter algum conselho do codificador, e então, Sra. Pimet obteve a seguinte mensagem:

"Chamado ao vosso meio, é para mim um prazer, tanto quanto um dever, responder aos desejos benevolentes que manifestastes.
Que vos posso falar além do que expressou o elevado Espirito que acaba de vir encorajar-vos? Eu não o faria melhor. Dir-vos-ei, então, apenas isto: Trabalhar na vinha do Senhor é levar aos vossos irmãos encarnados a coragem, a consolação, a resignação e sobretudo a esperança; é indicar a muitos de vossos irmãos desencarnados o caminho da felicidade do qual se apartaram. Trabalhai, trabalhai, pois, incessantemente, sem interrupção, sereis assistidos, esclarecidos e abençoados.
Allan Kardec."

3 - Nesse texto da Revue se agradece também por divulgar a doutrina no Brasil o Prof. Casimir Lieutaud, poeta e contista, diretor-fundador de um Colégio onde lecionava a língua francesa. Em 1860 lançou a obra "Les temps sont arrivés" (Os tempos são chegados).
Vide sobre isso: http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Teles-de-Menezes.pdf

4 - Em 9 de outubro de 1873 é aprovado o regulamento do grupo, cujo primeiro artigo dizia que a Sociedade tinha "por fim o estudo dos fenômenos relativos às manifestações espiríticas, bem como o de suas aplicações às ciências morais, históricas e psicológicas". Segundo o artigo 28 ela deveria seguir os princípios e as formalidades expostas em O Livro dos Espíritos e em O Livro dos Médiuns, e frisava, nesse mesmo artigo, que o protetor do grupo era Ismael.

Sua divisa era:“Sem caridade não há salvação; sem caridade não há verdadeiro espírita”.

5 - Antonio Silva Neto, em agosto de 1874, é eleito presidente do Grupo Confúcio. Discursou  ante os membros da Sociedade de Estudos Espiríticos Grupo Confúcio, na sessão de 22 de agosto de 1874. No Reformador de abriu de 1954, pág. 87, é transcrito esse discurso no texto intitulado “Discurso do Dr. Silva Netto": http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/index.php/reformador/ano/1954

Nesse discurso Silva neto apresenta uma visão pouco religiosa da DE e mais voltada ao aspecto científico e filosófico do espiritismo. Vejam alguns trechos:

"Senhores, aceito o Espiritismo no seu verdadeiro pé, no pé de ciência de observação". 

"Sendo, portanto o Espiritismo uma ciência de observação, cumpre-nos observar; assim como; sendo uma filosofia, devemos estudá-la".

6 - Em primeiro de janeiro de 1875 O Grupo Confúcio lança a "REVISTA ESPÍRITA publicação mensal de estudos psicológicos feita sob auspícios de alguns espíritas", organizada e dirigida por Dr. Antonio Silva Neto. A revista pode ser encontrada e acessada facilmente nos arquivos da biblioteca nacional. Segue o link:
http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=810002&pasta=ano%20187&pesq

7 - Canuto Abreu, no estudo sobre Bezerra de Menezes comenta sobre o grupo Confúcio e diz na página 24:
"Pelo GRUPO CONFUCIUS, na sua curta existência de menos de três anos, passaram quase todos os curiosos e crentes da época e muitos vieram de longe. A ele deve o Espiritismo brasileiro três serviços inestimáveis: a primeira tradução das obras de Kardec; a primeira assistência gratuita homeopática; a primeira revelação do nome do guia do Espiritismo no Brasil (Ismael)".

Porém complementa:
"O GRUPO CONFUCIUS era espiritista puro. O art. 28 dos estatutos adotava somente "O Livro dos Espíritos" e "O Livro dos Médiuns". Os kardecistas principiaram a reclamar. Achavam que o Espiritismo puro, sem o kardecismo, não vingaria no meio popular, numa nação visceralmente cristã. A melhor propaganda devia ser calcada no Cristianismo. Apoiado no Evangelho, na moral de Jesus, no kardecismo enfim, o êxito seria uma questão de tempo. Essa opinião era tratada com calor. Os kardecistas queriam fechá-la [...] Em vez de união e harmonia foi a divisão e a discórdia, que surgiram, enfraquecendo o Grupo, para o extinguir em menos três anos. Os kardecistas o foram abandonando e fundando, nos próprios lares, ou em certos lares, grupos particulares para o estudo exclusivo do "Evangelho Segundo o Espiritismo."

Como vemos, já crescia naquele momento a cisão entre científicos e místicos.

Para ler a obra de Canuto Abreu sobre Bezerra clique aqui: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Bezerra%20de%20Menezes/Obra%205/Canuto%20Abreu%20-%20Bezerra%20de%20Menezes.pdf

8 - Ismael já dava mensagens no grupo Confúcio apoiando a causa do místicos: Em suas raras e preciosas mensagens, repetia sempre: "O Brasil tem a missão de cristianizar. É a terra da promissão. A terra de todos. A terra da fraternidade. A terra de Jesus. A terra do Evangelho. [...]  Com o Evangelho explicado à luz do Espiritismo, a moral de Jesus, semeada pelos jesuítas e alimentada pelos católicos, atingirá a sua finalidade, que é rejuvenescer os homens velhos  [...]  A missão dos
espíritas no Brasil é divulgar o Evangelho em espírito e verdade. Os que quiserem bem cumprir o dever, a que se obrigaram antes de nascer, deverão, pois, reunir-se debaixo deste pálio trinário: Deus, Cristo e Caridade. "Onde estiver esta bandeira, ai estarei eu, ISMAEL". FONTE: essa mensagem está contida no livro de Canuto Abreu. 

Já começava aí o que mais tarde culminaria na obra psicografa por chico "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho". Lendo esse livro de Canuto Abreu percebe-se claramente que ele é favorável aos místicos e por isso chama Afonso Angeli Torteroli, que foi um grande espírita, considerado o líder dos científicos, de "opositor dos planos de Ismael".

BITTENCOURT SAMPAIO E ANTONIO LUIZ SAYÃO:

9 - Em 26 de abril de 1876 foi fundada a "Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade". Um dos chefes, Bittencourt Sampaio, que foi membro do grupo Confúcio, presidia os trabalhos e receitava homeopatia sob inspiração. A ele se uniu o advogado Antônio Luiz Sayão. Sayão, segundo o que nos conta Canuto Abreu em seu livro sobre Bezerra., vendo moribunda e desenganada a esposa, resolveu acompanhar Cândido de Mendonça até Bittencourt para pedir uma receita aos Espíritos. A homeopatia indicada curou-lhe a mulher em pouco tempo ele se tornou espírita. Tanto Bittencourt quanto Sayão eram adeptos das ideias de Jean-Baptiste Roustaing, e Sayão se tornou o seu melhor discípulo, como diz o próprio Canuto Abreu.

10  - O Grupo Confúcio só desapareceu definitivamente em 3 de outubro de 1879 quando então se fundiu a três outras Instituições: (Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade, Congregação Espírita Anjo Ismael e Grupo Espírita Caridade) para formarem a Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade. Afonso Angeli Torteroli era um dos seus mais atuantes diretores dessa sociedade.

Na revista da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, na página 151, comenta-se sobre a assembleia geral de fundação e instalação da sociedade. Essa revista pode ser encontrada no site da biblioteca nacional: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=343072&PagFis=97&Pesq=

11 - Tendo em vista o embate que havia entre os científicos e os místicos na própria Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, Sayão e Bittencourt Sampaio fundaram o “Grupo dos Humildes" também conhecido como "Grupo do Sayão” e que depois veio a chamar-se Grupo de Estudos Evangélicos do Anjo Ismael, ou simplesmente Grupo Ismael. Posteriormente vieram Bezerra de Menezes, Frederico Júnior, Domingos Filgueiras, Pedro Richard, Albano do Couto e outros. Entrando Bezerra de Menezes na presidência da Federação, em 1895, o “Grupo Ismael” o acompanhou integrando-se nela onde existe até hoje. O Grupo Ismael influenciou fortemente Bezerra, que depois de passar um tempo frequentando exclusivamente o grupo, aderiu a causa dos místicos.

A primeira Diretoria da Casa, eleita em 2 de janeiro de 1884, ficou assim constituída: Presidente, Major Francisco Raimundo Ewerton Quadros; Vice-Presidente, Manoel Fernandes Figueira, Secretário, João Francisco da Silveira Pinto; Tesoureiro, Augusto Elias da Silva; e Arquivista, Francisco Antonio Xavier Pinheiro. Na primeira reunião houve a comunicação do "Anjo" Ismael" através do médium Frederico dizendo:

"Assim é, amigos e companheiros de trabalho: eu folgo, eu me rio de contentamento quando vos vejo reunidos, empregando todos os esforços, na altura de vossas forças, para reabilitar o Espiritismo ainda em começo no Brasil, e no entanto já desnaturado pelos homens que não se sabem governar pela razão e elo bom senso, pelas leis traçadas pelo Divino Mestre.
"Eu folgo e me junto convosco para ver se podemos realçar os brilhos dessa doutrina por sobre a Humanidade inteira, até hoje esquecida das lições do Divino Mestre."

Veja também: http://aron-um-espirita.blogspot.com.br/2011/11/1973-o-centenario-do-grupo-ismael.html, http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/origens/

Autor desse texto: Eric Tavares Pacheco

Comentários

Postagens mais visitadas