Espírito da verdade é Jesus:


Espírito de verdade, quem seria ele? Seria uma individualidade ou um grupo de espíritos? Vejamos:

O Espírito de verdade não é um grupo de espíritos mas apenas um:
"A qualificação de Espírito de verdade não pertence senão a um só, e pode ser considerada como um nome próprio. Ela está especificada no Evangelho. Aliás, esse Espírito se comunica raramente e apenas em circunstâncias especiais. É preciso manter-se em guarda contra os que indevidamente se enfeitam com esse título. Eles são fáceis de reconhecer, pela prolixidade e pela vulgaridade de sua linguagem". - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1866 > Julho > Vista retrospectiva das existências do Espírito.

O guia espiritual de Kardec era o Espírito de Verdade:
"Não é um fato característico a inauguração de uma sociedade espírita que, como a vossa, se inicia pela reunião espontânea de cerca de 300 pessoas, atraídas, não por vã curiosidade, mas pela convicção e pelo único desejo de se agrupar num feixe único? Sim, senhores, o fato não só é característico, mas providencial. Eis, acerca deste assunto, o que ainda ontem, antes da sessão, dizia meu guia espiritual, o Espírito de Verdade". - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1861 > Novembro > Banquete oferecido ao Sr. Allan Kardec pelos Espíritas bordeleses > Discurso e brinde do Sr. Allan Kardec.

O Espírito de verdade é João batista? Não! João batista é um e o EV é outro. Vejamos:
"E, ao demais, prevê não só que ficaria esquecido, como também que seria desvirtuado o que por ele fora dito, visto que o Espírito de Verdade viria tudo lembrar e, de combinação com Elias, restabelecer todas as coisas, isto é, pô-las de acordo com o verdadeiro pensamento de seus ensinos". - A gênese os milagres e as predições segundo o Espiritismo > As predições > Capítulo XVII - Predições do Evangelho > Anunciação do Consolador > 37.

Lembrando, claro, que Jesus afirmou que João Batista era Elias.

Comunicação do Espírito de Verdade. Quem há dezoito séculos (lembrando que a mensagem é de 1864) disse que havia muitas moradas na casa do Pai? Jesus!
"Um novo livro acaba de aparecer. É uma luz mais brilhante que vem clarear a vossa marcha. Há dezoito séculos vim, por ordem de meu Pai, trazer a palavra de Deus aos homens de vontade... Há várias moradas na casa de meu Pai, disse-lhes eu há dezoito séculos. Estas palavras, o Espiritismo veio fazê-las compreendidas". - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1864 > Dezembro > Comunicação Espírita.

Segundo Hahnemann o Espírito de Verdade dirige a Terra. Vide:
“Essas obsessões frequentes terão, também, um lado muito bom, pelo fato de que estando penetrado pela prece e pela força moral, pode-se fazê-las cessar e podese adquirir o direito de expulsar os maus Espíritos e, pelo melhoramento de sua conduta, cada um procurará adquirir esse direito, que o Espírito de Verdade, que dirige este globo, conferirá quando for merecido.
“Tende fé e confiança em Deus, que não permite que se sofra inutilmente e sem motivo”
HAHNEMANN.
(Médium: Sr. Albert) - Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1864 > Janeiro > Um caso de possessão - Senhorita Júlia (2º Artigo - ver o último número de dezembro).

Uma das objeções que se fazem ao Espírito de verdade ser Jesus é o fato dele ter produzido pancadas no aposento de Allan Kardec. Esse fato está narrado em Obras Póstumas - A minha primeira iniciação no Espiritismo. No entanto, em O Livro dos Médiuns Kardec vai esclarecer o seguinte: "Resta-nos destruir um erro assaz espalhado: o de confundirem-se com os Espíritos batedores todos os Espíritos que se comunicam por meio de pancadas. A tiptologia constitui um meio de comunicação como qualquer outro, e que não é, mais do que o da escrita, ou da palavra, indigno dos Espíritos elevados. Todos os Espíritos, bons e maus, podem servir-se dele, como dos diversos outros existentes. O que caracteriza os Espíritos superiores é a elevação das ideias e não o instrumento de que se utilizem para exprimi-las". - O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Segunda parte - Das manifestações espíritas > Capítulo XI – Da sematologia e da tiptologia > Linguagem dos sinais e das pancadas. Tiptologia alfabética > 145.

Tiptologia é o nome das comunicações dadas por meio de pencadas. Seja a tiptologia passiva ou intima, onde as pancadas são ouvidas no próprio objeto, seja a tiptologia pelo movimento, onde as pancas são feitas por um objeto que se move, como uma mesa que bate com o pé no chão.

Qual o papel do Espírito de verdade?
Vide: “Era preciso, aliás, completar o que não havia podido dizer então, porque não teria sido compreendido. Foi porque uma multidão de Espíritos de todas as ordens, sob a direção do Espírito de Verdade, veio em todas as partes do mundo e em todos os povos, revelar as leis do mundo espiritual, das quais
Jesus havia adiado o ensinamento, e lançar, pelo Espiritismo, os fundamentos da nova ordem social. […].” (Revista Espírita 1868, p. 47)

Kardec coloca tanto o Cristo como presidente do Espiritismo, quanto o Espirito da verdade, e os dois responsáveis pela regeneração do planeta. Teriamos dois presidentes ou apenas um com dois nomes? Vejamos:

"Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra". - O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo I - Não vim destruir a Lei > O Espíritismo.

"[...] enfim, pela certeza de que tudo quanto se fez, quanto se adquiriu em inteligência, sabedoria, moralidade, até à última hora da vida, não fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento do Espírito, reconhece-se que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do Consolador anunciado. Ora, como é o Espírito de Verdade que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque, de fato, é ele o verdadeiro Consolador". - A Gênese » A Gênese segundo o Espiritismo » Capítulo I - Caráter da revelação espírita » Caráter da revelação espírita

"40. O Espiritismo realiza, como ficou demonstrado (cap. I, nº 30), todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade". - A Gênese » As predições segundo o Espiritismo » Capítulo XVII - Predições do Evangelho » Anunciação do Consolador » 40.

Comentários

Postagens mais visitadas