É POSSÍVEL MAGNETIZAR UM ANIMAL?


Em O Livro dos Médiuns Erasto esclarece, citando um caso em que a magnetização do animal levou a morte, que a assimilação entre os fluidos do perispírito do ser humano e do envoltório do animal não é possível:

“O Sr. T..., diz-se, magnetizou o seu cão. A que resultado chegou? Matou-o, porquanto o infeliz animal morreu, depois de haver caído numa espécie de atonia, de langor, conseqüentes à sua magnetização.

Com efeito, saturando-o de um fluido haurido numa essência superior à essência especial da sua natureza de cão, ele o esmagou, agindo sobre o animal à semelhança do raio, ainda que mais lentamente. Assim, pois, como não há assimilação possível entre o nosso perispírito e o envoltório fluídico dos animais, propriamente ditos, aniquila-Los-íamos instantaneamente, se os medianizássemos."
FONTE: O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Segunda parte - Das manifestações espíritas > Capítulo XXII – Da mediunidade nos animais https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/884/o-livro-dos-mediuns-ou-guia-dos-mediuns-e-dos-evocadores/973/segunda-parte-das-manifestacoes-espiritas/capitulo-xxii-da-mediunidade-nos-animais

Porém, em outro artigo da Revista Espírita, Kardec aponta que a faculdade curadora também pode se estender aos animais:

"Tal médium triunfa sobre certas moléstias em certas pessoas e em dadas circunstâncias, e falha completamente em casos aparentemente idênticos. Parece mesmo que em alguns a faculdade curadora se estende aos animais."
FONTE: Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1866 > Novembro > Considerações sobre a propagação da mediunidade curadora https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/900/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1866/6003/novembro/consideracoes-sobre-a-propagacao-da-mediunidade-curadora?fbclid=IwAR2Iak4mW9GpeDFmc2JC778mEFgyThKS-5G1xj2792sFSWQis2GNPYXOd5k

Podemos concluir que isso depende da força magnética do magnetizador, que por sua vez depende da organização física. Se a força magnética for muito grande, pode-se ocasionar problemas na saúde do animal.

Por fim, em outro texto Kardec esclarece sobre a relação fluídica que se estabelece entre os seres humanos e os animais domésticos:

"Entre os animais domésticos e o homem, as afinidades são produzidas pelas cargas fluídicas que vos rodeiam e sobre eles recaem. É um pouco a humanidade que influi sobre a animalidade, sem alterar as cores de uma ou da outra. Daí essa superioridade inteligente do cão sobre o instinto brutal do animal selvagem."
FONTE: Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1865 > Maio > Questões e problemas https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/899/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1865/5787/maio/questoes-e-problemas

Eric T. Pacheco https://www.facebook.com/erictpz

Comentários

Postagens mais visitadas