Desaparecimento do corpo de Jesus:


O Espiritismo não crê na ressurreição. Para o Espiritismo não há milagres. O milagre no sentido teológico constitui uma derrogação das leis da natureza pelo próprio Deus. As leis naturais sendo perfeitas, não há necessidade de Deus derroga-las. A perfeição de Deus se mostra muito mais pelo conjunto de suas leis do que por derrogações arbitrárias das mesmas. Kardec trata desse assunto na sua obra Gênese Capítulo XIII - Caracteres dos milagres.

Jesus, como diz a doutrina e o próprio evangelho, teve um corpo fluídico e um corpo físico. Se jesus tivesse apenas um corpo fluídico, como diziam os docetistas no passado, e como dizem hoje os roustainguista, se fosse apenas um agênere, seria um farsante. Sua vida teria sido um simulacro, simulando seu nascimento, seu crescimento, suas dores, suas necessidades, etc. Kardec na obra Gênese vai dizer:

"Se Jesus houvesse estado, durante sua vida, nas condições dos seres fluídicos, não teria experimentado nem a dor, nem nenhuma das necessidades do corpo. Supor que tenha sido assim, é tirar-lhe todo o mérito da vida de privações e de sofrimentos que havia escolhido como exemplo de resignação. Se tudo nele fosse aparência, todos os atos da sua vida, o anúncio reiterado da sua morte, a cena dolorosa no Jardim das Oliveiras, sua prece a Deus para afastar o cálice de seus lábios, sua paixão, sua agonia, tudo, até o último brado, no momento de entregar o seu espírito, não teria passado de um vão simulacro para enganar quanto à sua natureza e fazer crer no sacrifício ilusório da sua vida, uma comédia indigna de um simples homem honesto, e com mais forter razão de um ser tão
superior. Numa palavra: Jesus teria abusado da boa-fé dos seus contemporâneos e da posteridade. Essas são as consequências lógicas dessa teoria, consequências que não são admissíveis, porque o rebaixariam moralmente, em lugar de o elevarem". FONTE: Gênese - Capitulo XV item 66.

Mas se Jesus teve um corpo físico e não ressuscitou, o que ocorreu com o seu corpo físico? Por qual motivo os apóstolos não o teriam visto quando foram lhe procurar na tumba? Kardec vai explicar num item do mesmo capitulo que foi cortado na quinta edição. Nesse item Kardec vai dizer que podemos explicar pelo espiritismo, afastado a hipótese de roubo do corpo, por transporte ou invisibilidade. Vide:

"Se os espíritos ainda não resolveram a questão pela unanimidade dos seus ensinamentos, é porque certamente ainda não chegou o momento de fazê-lo, ou porque ainda faltam conhecimentos com a ajuda dos quais se poderá resolvê-la pessoalmente. Entretanto, se a hipótese de um roubo clandestino for afastada, poder-se-ia encontrar, por analogia, uma explicação provável na teoria do duplo fenômeno dos transportes e da invisibilidade". FONTE: Gênese - Capitulo XV item 67.

Kardec vai explicar o fenômeno da invisibilidade e do transporte no O Livro dos Médiuns, caps. IV e V.

Mas disso surge outra pergunta. Por qual motivo isso teria ocorrido? Por qual motivo o corpo físico de Jesus que ficou na tumba teria sofrido o fenômeno da invisibilidade e do transporte? Ora, se os apóstolos, depois de virem a aparição tangível do perispírito de Jesus, tivessem visto o corpo na tumba, teriam achado que a aparição era uma mera ilusão, uma alucinação. Isso teria lhes enfraquecido a confiança na imortalidade da alma. Depois o consolador viria, para esclarecer os homens as partes obscuras do evangelho.

Texto de Eric Tavares Pacheco

Comentários

Postagens mais visitadas