Homeopatia e Espiritismo:


Christian Friedrich Samuel Hahnemann, médico alemão, criador da homeopatia (1755-1843):

Homeopatia:
1 - Se baseou no enunciado proposto por hipócrates "Similia Similibus Curantur" os semelhantes curam-se pelos semelhantes, que se contrapõe ao enunciado "Contraria Contrariis Curantur" segundo o qual os contrários curam. Utilizando-se da lei dos contrários, para tratar um determinado sintoma, dava-se um remédio que combatia esse sintoma. Hahnemann baseou a homeopatia na lei dos semelhantes, segundo o qual um determinado sintoma poderia ser tratado com uma substância que provocasse esse mesmo sintoma em uma pessoa saudável. Se o paciente tem febre, usaria-se uma substância que causa febre. Essa substância deveria passar por diversas diluições. Numa época em que os médicos ainda usavam sangria, e que a medicina era ainda pouco desenvolvida, a homeopatia foi uma boa opção para tratamento. Esse é o principio básico da homeopatia.

Uma das principais obras de Hahnemann "Organon da Arte de curar ou
Exposição da doutrina médica homeopática": https://www.passeidireto.com/arquivo/18524608/organon-da-arte-de-curar

Força vital e fluido vital:
2 - Hahnemann se contrapondo a medicina oficial que tratava o homem de forma materialista e mecanicista, tratava o organismo de forma vitalista, acreditando que a doença era provocada por uma desarmonia na energia vital da pessoa. Da mesma forma que o espiritismo trabalha com o conceito de fluido vital, Hahnemann trabalhava com o conceito de força vital.

Homeopatia nas obras de Kardec:
3 - Há comunicações do Espírito Hahnemann na codificação. Em uma delas, na revista espírita, ele trata da medicina homeopática. Vide: "Eu fui o criador da renovação médica, que hoje penetra nas fileiras dos sectários da medicina antiga. Ligados contra a homeopatia, em vão lhe criaram diques sem número, em vão lhe gritaram: “Não irás mais longe!” A jovem medicina, triunfante, transpôs todos os obstáculos, e o Espiritismo lhe será poderoso auxiliar. Graças a ele, ela abandonará a tradição materialista que por tanto tempo lhe retardou o desenvolvimento. O estudo médico está inteiramente ligado à pesquisa das causas e efeitos espiritualistas; ela disseca os corpos e deve, também, analisar a alma".
FONTE: Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1863 > Agosto > Dissertações espíritas > A medicina homeopática
https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/897/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1863/5479/agosto/dissertacoes-espiritas/a-medicina-homeopatica

4 - Em outro artigo da revista espírita Kardec discute se a homeopatia pode modificar as disposições morais: "Admitido, pois, que o princípio das faculdades está no Espírito e não na matéria, suponhamos que se reconheça numa substância a propriedade de modificar as disposições morais,de neutralizar uma inclinação má, isto só poderia se dar por força de sua ação sobre o órgão correspondente a essa inclinação, ação que teria por efeito deter o desenvolvimento desse órgão, de atrofiá-lo ou paralisá-lo se ele for desenvolvido. É evidente que, neste caso, não se suprime a inclinação, mas a sua manifestação, absolutamente como se de um músico tirássemos o seu instrumento.

Provavelmente são efeitos dessa natureza que certos homeopatas observaram, e que os fizeram crer na possibilidade de corrigir, com o auxílio de medicamentos apropriados, vícios tais como o ciúme, o ódio, o orgulho, a cólera, etc. Uma tal doutrina, se fosse verdadeira, seria a negação de toda responsabilidade moral, a sanção do materialismo". FONTE: Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1867 > Março > A homeopatia nas moléstias morais
https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/901/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1867/6069/marco/a-homeopatia-nas-molestias-morais

5 - Estando as faculdades morais e intelectuais no Espírito, e sendo o cérebro apenas um instrumento de manifestação dessas faculdades, o remédio homeopático poderia apenas suprimir a manifestação de determinadas inclinações e não corrigi-las. Se admitirmos que um remédio pode corrigir defeitos morais ou desenvolver qualidades, não haveria qualquer mérito nem responsabilidade.

Homeapatia na história do espiritismo: 
6 - Benoit Mure, também conhecido como Bento Mure, homeopata francês, discípulo de Hahnemann, foi um dos grandes divulgadores da homeopatia no Brasil. Chegou no Brasil em 21 de novembro de 1840 (data escolhida para a comemoração da homeopatia no Brasil) a bordo da barca francesa Eole, no Rio de Janeiro. Benoit Mure funda em novembro de 1842, na península do Saí, em Santa Catarina, uma Escola Suplementar de Medicina e o Instituto Homeopático do Sahy. Depois criou no Rio de Janeiro o Instituto Homeopático do Brasil (IHB), o 1º consultório homeopático do RJ, e a Botica Homeopática Central, a 1ª farmácia homeopática do Brasil.

7 - A relação entre o espiritismo e a homeopatia começa sobretudo após 1860. Muitos médicos homeopatas passaram a adotar o espiritismo. Muitos médiuns sonâmbulo receitavam remédios homeopáticos em estado de emancipação, recebendo orientação de espíritos. Contudo, o espiritismo foi criminalizado no Código Penal de 1890 e também a prática ilegal da medicina. A homeopatia e a doutrina espírita passaram a ser perseguidas. Nessa situação, os homeopatas passam a defender a cientificidade da homeopatia e que ela fosse apenas aplicada por grupos especializados e não por leigos, se opondo assim ao uso da homeopatia em centros espíritas.

8 - Na "Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade" Bittencourt Sampaio, que foi membro do grupo Confúcio, presidia os trabalhos e receitava homeopatia sob inspiração. A ele se uniu o advogado Antônio Luiz Sayão. Sayão, segundo o que nos conta Canuto Abreu em seu livro sobre Bezerra., vendo moribunda e desenganada a esposa, resolveu acompanhar Cândido de Mendonça até Bittencourt para pedir uma receita aos Espíritos. A homeopatia indicada curou-lhe a mulher e em pouco tempo ele se tornou espírita.

Alguns periódicos homeopáticos brasileiros:

Jornal da Academia Medica-Homeopathica do Brasil 1848 [Periódico] - http://memoria.bn.br/DOCREADER/DOCREADER.ASPX?BIB=748455

O Hahnemannista [Periódico] 1846:
http://memoria.bn.br/DOCREADER/DOCREADER.ASPX?BIB=766143

Pesquisa sobre a relação da homeopatia e do Espiritismo no Brasil por Nádia Míkola:
http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf8/ST1/003%20-%20Nadia%20Mikola.pdf

Pseudociência:
9 - Hoje em dia a validade da homeopatia é muito questionada, sendo considerada uma pseudociência por muitos, que não teria passado pelos testes de duplo-cego. O objetivo desse texto não é analisar a validade e a cientificidade do tratamento homeopático, e sim apenas mostrar as relações históricas entre o espiritismo e a homeopatia, principalmente no principio da doutrina.

Vídeo sobre Homeopatia:
https://www.youtube.com/watch?v=9UisHT7qNUs

Eric Tavares Pacheco.

Comentários

Postagens mais visitadas